Palha italiana

Clique aqui e faça download da receita em PDF.

Ingredientes
– 2 pacotes de bolacha de maisena ou ao leite
– 1 lata de leite condensado
– 1 colher de sopa de manteiga sem sal
– 2 colheres de sopa de cacau em pó
– 70 g de chocolate meio amargo
– 70 ml de creme de leite fresco
– açúcar refinado para polvilhar

Modo de preparo

Primeiro você vai preparar um ganache:

esquente o creme de leite numa panela e antes de levantar fervura coloque o chocolate quebrado em pedaços. Desligue o fogo. Espere derreter e depois incorpore bem, mexendo até virar um creme liso. Reserve. Você também pode esquentar o creme de leite no microondas, não tem problema!

Hora de preparar o brigadeiro:

1 lata de leite condensado, uma colher de manteiga e o cacau. Aqui é simples: misture tudo em fogo baixo até soltar do fundo da panela.

Triture as bolachas (ou biscoito, se você for do RJ, rs) rapidamente no processador, ou, coloque dentro de um saco espesso e quebre com a ajuda de um rolo de abrir massa. Não deixe a farofa ficar muito fina! É bacana os pedacinhos de bolacha ficarem crocantes. Você também pode quebrar as bolachinhas com a mão se tiver paciência! Agora é só reunir tudo na própria panela em que você fez o brigadeiro, inclusive o ganache e misturar bem!

Se você tiver um tapetinho ou forma de silicone, basta espalhar a mistura e levar até o refrigerador. Caso não tenha, precisa polvilhar açúcar antes de espalhar o doce. Depois de esfriar, corte em quadradinhos e passe no açúcar refinado.

Atenção: ainda não está pronto! Os quadradinhos estarão um pouco moles quando você fatiar. Retorne à geladeira com a camada de açúcar para que ele forme uma fina camada crocante. Mantenha refrigerado! Depois de 4 horas você já pode preparar o cafezinho e provar essa delícia!

Compartilhe este post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *