Torta mousse três chocolates

Clique aqui e faça download da receita em PDF.

Ingredientes:

Base:
– 28 bolachas do tipo oreo com recheio de chocolate.
– Aproximadamente 80 g de manteiga sem sal derretida.

Recheio:
– 400 g de creamcheese
– 2 ovos
– 70 g de açúcar refinado
– 150 ml de creme de leite fresco
– 20 g de amido de milho
– Essência de baunilha

A: (primeira camada de recheio)
– 100g de chocolate meio amargo
– 30g de cacau em pó

B: (segunda camada de recheio)
– 100g de chocolate branco

C: (terceira camada de recheio)
– 300ml de creme de leite fresco
– 250g de chocolate ao leite
– 2 c de sopa de manteiga sem sal

Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Envolva o fundo do lado externo de uma forma redonda com aro removível de 23 cm em duas camadas de papel alumínio. Coloque as bolachas inteiras dentro do processador até virar uma farofa fina e misture com a manteiga até formar uma massinha que não grude nas mãos. Vai colocando a manteiga aos poucos pra sentir a textura. Preencha o fundo da forma com a massa de bolacha, pressionando com os dedos e espalhe subindo um pouco pelas laterais (uns dois dedos). Asse por uns 12 min e deixe esfriar.

Para o recheio:

use uma batedeira para bater o creamcheese com o açúcar até incorporar bem. Acrescente os ovos um a um, batendo sempre. Coloque a essência de baunilha (ou de leite). Acrescente o creme de leite e o amido de milho e bata até incorporar. Reserve metade da mistura e deixe a outra metade na batedeira. Derreta o chocolate meio amargo e acrescente à mistura da batedeira. Junte o cacau. Bata mais um pouco. Coloque essa mistura na base de bolacha e esquente água para o banho maria ( a partir de agora a forma de aro removível deve ser assada em banho maria, com o papel alumínio, em fogo baixo – aproximadamente 150 graus. Se o seu forno não tem essa temperatura, deixe no mais baixo e lembre-se de abrir com frequência).
Enquanto a primeira camada começa a assar, derreta o chocolate branco e junte à outra metade da mistura que você reservou. Você pode usar a batedeira ou mesmo um fuet e finalizar na mão. Quando a primeira camada já tiver uma aparência mais “firme”, (cerca de 20 min de forno) pode acrescentar com delicadeza o creme branco. A mistura vai assar em fogo baixo e em banho maria (com a proteção de papel alumínio) por mais uns 45 min). Após esse tempo, se estiver com aparência de “firme”, tá pronto. Mas ainda precisa descansar umas 4 horas na geladeira antes de finalizar!

Hora de preparar a última camada: com uma panela no fogo baixo, coloque o creme de leite com o chocolate e mexa até derreter e levantar leve fervura. Retire do fogo e acrescente a manteiga, mexendo com um garfo ou fuet até a mistura ficar bem brilhante! Espere esfriar completamente e a torta estar gelada antes de acrescentar a última camada – caso contrário os recheios irão se misturar! Deixe a calda esfriar fora da geladeira. Se ela começar a solidificar, misture com um fuet. Finalize a torta acrescentando a calda (depois de gelar, hein?)! Recomendo deixar descansar de um dia pro outro antes de fatiar.

Finalize com flor de sal ou com esferas de caramelo salgado.

Compartilhe este post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *